Saúde Sexual Masculina / Infertilidade Masculina

Dr. Jarys Borges Jr. – CRM-PE 14407 / RQE 12218
UROLOGISTA / ANDROLOGISTA

Saúde Sexual Masculina / Infertilidade Masculina

Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Getúlio Vargas – PE (2003-2006). Residência Médica em Urologia no Hospital Getúlio Vargas – PE (2006-2009). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Membro da International Society of Sexual Medicine (ISSM). Membro da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS). Coordenador da Residência Médica em Urologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz – UPE. Observership em Andrologia pelo Instituto H. Ellis – SP (2009). Fellowship do Multidisciplinary Joint Committe of Sexual Medicine – European Society for Sexual Medicine (ESSM).

Muitos homens desconhecem a Andrologia como uma subespecialidade médica. A Andrologia consiste numa área da Urologia dedicada ao estudo e tratamento dos problemas de Infertilidade Masculina e da Saúde Sexual Masculina. Está inserida no contexto de uma área cada vez mais sólida e especializada, a Medicina Sexual, que exige uma dedicação especial e de forma responsável pelos profissionais que atuam neste segmento.

A Infertilidade é um problema que acomete cerca de 15% dos casais ao redor do mundo. Em cerca de metade desses casais, o problema decorre de algum fator masculino. A rigor, em todo casal que apresenta dificuldade para engravidar, ambos, tanto o homem como a mulher, necessitam de avaliação médica especializada. No caso do homem, o andrologista é o médico especialista indicado para investigar e tratar os problemas relacionados à infertilidade masculina. Muitos podem ser os desafios para a realização do sonho de paternidade destes homens. Desde problemas mais simples, até casos que necessitem de captação de espermatozóides para procedimentos de fertilização e reprodução assistida. Cada vez mais, com os diversos avanços que vem ocorrendo na área de genética, microbiologia e microcirurgia, a tecnologia vem permitindo que casais possam ter perspectivas de terem filhos em situações antes inimagináveis. Somente com conhecimento, treinamento e avaliação especializada pode-se conseguir os melhores resultados.

As disfunções sexuais masculinas são diversas, não sendo restritas apenas aos casos de disfunção erétil. Disfunções ejaculatórias, disfunções do orgasmo, deficiência de testosterona, curvatura peniana, dentre outras situações, também fazem parte da rotina de atendimento do Andrologista. Muitos dos pacientes com disfunção sexual demoram a procurar ajuda médica, seja por vergonha, seja por acharem que é uma situação normal para o avanço da idade. Além disso, a maioria dos médicos generalistas não se sentem à vontade para abordarem a sexualidade dos seus pacientes, normalmente por desconhecerem o assunto e as técnicas de investigação da vida sexual de seus pacientes. Por outro lado, boa parte das escolas médicas não abordam a sexualidade humana em seus currículos, com carência de profissionais especializados na área. Conhecimento e diálogo longo com homens que sofrem de alguma disfunção sexual são fundamentais para a abordagem de um quesito com impacto tão significativo na qualidade de vida dos nossos pacientes.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário